1 de abr. de 2017

Resenha: Dormindo com o Inimigo - A Guerra Secreta de Coco Chanel






Autor (a): Hal Vaughan
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 361 páginas
★★★★







     Um dos livros que gostei ler foi "Dormindo com o Inimigo", do Hal Vaughan, lembro que quando foi lançado em 2011 causou muito entre o povo de moda. O assunto do livro é bem delicado, pois trata a participação de Coco Chanel no período da Segunda Guerra Mundial, servindo como colaboradora do partido nazista no território francês.

     O livro tem seus pontos bons e ruins. Trata principalmente do período que Chanel morou no hotel Ritz, em Paris. Chanel vivia no extremo oposto do povo francês, que tinha que ou morrer de fome nas ruas do país ou fugir de lá com medo das tropas nazistas. Por causa disso, e do relacionamento com Hans Günther von Dincklage, agente de Gespeto, algumas ligações dela com as tropas alemãs começaram a ser especuladas.


Resultado de imagem para coco chanel

     Ao longo dos anos foram vários os rumores que surgiram de que a permanência de Chanel no Ritz tinha uma única e clara razão: ser colaboradora das tropas nazistas. 

     Entre os pontos altos tenho que destacar o fato de ser uma mini-biografia de Chanel e que para minha surpresa ele fala não apenas desse período obscuro, mas sim de toda sua carreira. Foi uma surpresa descobrir que o livro faz um belo apanhado de toda sua vida e carreira. Claramente que a Segunda Guerra Mundial ganha destaque,  tendo praticamento metade do livro dedicado a ela, mas conhecer todo o antes e depois desse período facilida muito na hora de acompanhar os passos de Chanel em Paris durante a guerra. 

     Entre os pontos baixos eu destacaria que há uma certa confusão no livro quando chegamos na parte que falam sobre os documentos e pessoas que comprovam que Chanel realmente estava envolvida. Não é querendo "inocenta-la", até porque por mais confuso que o livro possa ser em alguns momentos, dá para perceber que mesmo que Chanel não  tenha sido espiã ou uma diaba (como a sinopse do livro deu levemente a entender), ela não era uma santa. 

Resultado de imagem para coco chanel real

     Com tudo isso à parte, uma coisa bastante legal do livro é mostrar os muitos amores que Chanel teve ao longo da vida. Conforme vamos conhecendo mais e mais dela fica muito claro que Chanel queria apenas amar e ser amada. 
     Foram muitos os seus amores e cada um deles teve seu significado e importância na sua vida. Da para perceber que mesmo Chanel sendo tão poderosa como ela demonstrava ser, ela era carente e só se sentia completa e forte com um amor ao seu lado. 

  Se você gosta de historia e de moda provavelmente vai adorar esse livro.

6 comentários:

  1. Adorei a resenha, me deu muita vontade de conhecer mais sobre a história da Chanel.

    ResponderExcluir
  2. preciso muito ler esse livro

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros históricos: fiquei mesmo com vontade de ler. Tenho de ver se esse livro está à venda por cá.

    Obrigada pelo teu comentário, também gostei muito do teu blogue. Passei a segui-lo.
    Tem um óptimo domingo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, vale muito a pena, é um livro muito bem informativo e que faz querer saber mais sobre a historia de outros designers.

      Obrigado por seguir, tenha um otimo dia . ♥

      Excluir
  4. Oi Eduardo!
    Adorei seu post
    Este livro está na minha lista há tempos, mas ainda não li. Depois da sua resenha eu fiquei animada para ler!
    Também adoro livros sobre guerra
    Bjs e uma ótima semana

    ResponderExcluir