25 de set. de 2014

Resenha: As vantagens de ser invisível



Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 223
★★★★

Mais íntimas do que um diário, as cartas de Charlie são estranhas e únicas, hilárias de devastadoras. Não se sabe aonde ele mora. Não se sabe para quem ele escreve. Tudo que se conhece é o mundo que ele compartilha com o leitor. Estar encurralado entre o desejo de viver a sua vida e fugir dela o coloca em um novo caminho através de um território inexplorado. Um mundo de primeiros encontros amorosos, dramas familiares e novos amigos. Um mundo de sexo, drogas e rock' n' roll, quando o que todo mundo quer é aquela música certa que provoca o impulso perfeito para se sentir infinito. 


Este é provavelmente um dos melhores livros que eu já li. O modo como Stephen se comunica com o leitor é extremamente interessante. Descobrimos a história por meio de cartas enviadas por Charlie para alguém, mas o destinatário nunca é mencionado. Eu gosto de acreditar que seja para cada um dos leitores.

Charlie é um garoto que está chegando ao primeiro ano do ensino médio sozinho, após a morte de seu melhor amigo, e tenta sobreviver às situações que lhe são apresentadas. No entanto, o autor não pinta a realidade da maneira clichê que lemos em vários livros por ai. Ele parece entender que nem sempre as coisas vão ser fáceis, que os sentimentos nem sempre são recíprocos e que um final feliz não se dá 
 só por um casal apaixonado que vence as dificuldade para estar junto. 

As vantagens de ser invisível trata de vários temas relacionados à juventude, como primeiros amores, amigos novos, drogas e até mesmo depressão. 




Além disso, o livro conta uma playlist fantástica, cita vários livros bons e recebeu uma adaptação cinematográfica em 2012, tendo no elenco atores como Logan Lerman, Ezra Miller, Emma Watson e Nina Dobrev. 

A sensação ao terminar de ler é quase indescritível. Como se fosse uma mistura de vazio com uma vontade de viver dentro do livro pra sempre. Mas tudo isso de uma maneira boa. É por essas e outras que este livro nos proporcionam experiências únicas que, na minha opinião, todo mundo deveria experimentar pelo menos uma vez na vida.



4 comentários:

  1. O título e a sinopse haviam afastado-me dele. Sua resenha me abriu a mente; agora ele vai para minha lista. Vlws!"

    ResponderExcluir
  2. Não vou dizer que esse foi um dos melhores livros que eu lí. Na realidade eu vi o filme primeiro e depois fui ler, é uma história bacana, gerou um filme bacana, acho que muita gente se identifica pelo fato do Charlles ser um leitor voraz e ter uns pensamentos que muita gente se identifica.

    ResponderExcluir
  3. Nunca senti interesse de o ler, definitivamente todos os meus amigos são apaixonados por esse livro e eu não entendia o porquê; sua resenha respondeu isto e eu estou super grata! Vou ir na livraria mais próxima e gastar do meu dinheiro com esta belezura!

    ResponderExcluir
  4. Todos os meus amigos leitores haviam falado neste livro e o quão ele era interessante, mas o título e a sua sinopse nunca abriram-me o interesse como eles e, não me ousei a gastar dinheiro com o quê não me satisfaria. Acabei de ler esta tua resenha MARAVILHOSA sobre o livro, e eu realmente entendi o quê meus amigos realmente diziam sobre a história, mais um para mim gastar do meu dinheiro hahahaha! Obrigada pela recomendação! Beijos Edu!

    ResponderExcluir