2 de ago. de 2014

Resenha : Água para elefantes

Autor: Sara Gruen
Editora: Arqueiro               
Páginas: 272
Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É, também, sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

Eu simplesmente amei esse livro.
O livro começa com a chegada de um circo em frente à casa de repouso que Jacob Jankowski vive, que tem 90 ou 93 anos, então ele começa a reviver os momentos de como ele foi parar em um circo.
Jacob aos vinte e três anos, só pensava em como perderia a sua virgindade, no entanto tudo muda com a morte de seus pais. É como se nesse momento ele tivesse sofrido de uma loucura momentânea, e abandona a vida que ele teria pela frente, pulando em um trem em movimento, sem ter noção do que o espera.
Depois de quase ter sido posto para fora do trem, que era de circo, começa a trajetória do nosso personagem dentro do circo.
Ele vira veterinário do circo, o que se torna também um desafio, pois ele tem de tratar de animais que ele nunca tinha pensando antes, como, por exemplo, girafas. Jacob desenvolve uma paixão pelos animais que não o permite deixar o circo. E esse é um dos fatores que eu mais gosto do livro, eu sou apaixonado por animais . O que chama mais atenção é o fato de que os animais não eram cachorros ou gatos, como estamos acostumados, mas sim elefantes, cavalos, chipanzés...
Ele vai conhecendo quem são as pessoas do circo, ele vê a crueldade que existe por atrás das tendas. E isso o deixa enfurecido, mas, também, o faz desenvolver uma sensação de proteção com os outros, principalmente com a elefanta chamada Rosie.
Jacob também se apaixona pela mulher do seu chefe (August), que é a mulher que se apresenta com os cavalos e vive com as mudanças de humor do marido.
Eu vou parar de falar da história, porque se não eu vou contar tudo o que acontece, e eu não posso, né?
Mas o livro é totalmente envolvente e quando você chega ao final, você fica triste porque acabou e quer mais. Sara Gruen te leva a se apaixonar por certos personagens e odiar outros. Você entra na história e tem vontade de fugir com um circo. E também vai se divertir com a nossa querida elefanta Rosie.
Se ainda não leu, se apresse, não perca o maior espetáculo, a vida.
E lembre-se: “Os elefantes não esquecem”

O amor por esses animais me toma de súbito, uma inundação repntina, e aí está ele, sólido como uma rocha e fluido como a água. (Página. 123)

3 comentários:

  1. Oie Edu, td bem??
    Eu quero ler esse livro desde quando lançou o filme e ainda não li haha
    Amei a sua resenha!!
    Voltarei mais vezes aqui !!!

    Beijos da Edi
    Parte de Minha História

    ResponderExcluir
  2. Também já ouvi falar e por incrível que pareça, a resenha é bem melhor do que a sinopse, agora eu estou bem mais que interessada no livro, mais um para a minha lista, muito obrigada pela recomendação e pela resenha!
    Um beijo, Edu!

    ResponderExcluir