13 de ago. de 2014

Resenha : A menina que não sabia ler

Autor: John Harding
Editora: Leya
Páginas: 288
★★★★☆

1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida de mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula ? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação ?  

O livro tem início esboçando a ideia de sede por leitura, de sede por aprender a ler, para descobrir milhares de aventuras pelas páginas dos livros da recém-descoberta biblioteca no lado frio de Blithe House.

Florence e Giles são meio-irmãos jovens e muito unidos. Porém, a chegada da Srta. Taylor, sua nova preceptora, ameaça abalar esta estabilidade. Com a vinda da Srta. Taylor, Florence volta a ter seus antigos e costumeiros pesadelos, de uma mulher próxima à cama de seu irmão, cantando para ele e dizendo coisas estranhas.

Durante todo o percurso do livro pude sentir os nervos à flor da pele, com toda a tensão que uma boa história de locais mal-assombrados pode causar. No desenrolar da trama muitas dúvidas são deixadas no ar e muitas possibilidades se encontraram em minha imaginação.

Algumas dessas possibilidades, de acordo com minhas suposições, se confirmaram. Outras, porém, desenvolveram-se de maneira completamente inesperada e diferente de tudo o que havia imaginado.
Confesso que, no início, achei o título do livro super condizente com a história, que nos dá a ideia de toda a emoção de uma menina que descobre a magia da leitura. Porém, no decorrer do livro, comecei a não entender o motivo de tal título, afinal, sua vida não está totalmente envolvida com suas aventuras literárias.

Atribuo ao livro nota 4, devido ao misto de sentimentos , porém, não o classifico como 5, pois, pelo menos para mim, o final poderia ter sido melhor.

5 comentários:

  1. Se não me engano, acho que já tinha visto esse livro na livraria. Mas cara, estou com um preconceito enorme com esses livros "A menina que (...)". Isso é tática pra chamar leitoras adolescentes, e funciona! De repente tem uma enxurrada de títulos assim nas livrarias, e como isso me irrita. Mas enfim...
    Teu blog é maneiro. Voltarei aqui mais vezes. Te convido a conhecer o meu: www.literasutra.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bela resenha amigo Paulo!
    Gosto de ler as resenhas pois nos mostrar um pouquinho do que se trata o livro, esse em questão, parece ser bom. Eu não conhecia esse livro, mas vou procurar para ler.

    Abração amigo Paulo

    Lyu Somah
    Guando é de coração, nossas expressões falam por nós, desde um simples olhar, a pequenos textos ou frases. Esses guardanapos era pra ser apenas um desabafo de Pedro Gabriel Anhorn, mas acabou se tornando um desabafo de muitos. São realmente lindos!!!
    Vou procurar o livro para ler, porque sinceramente A D O R E I !!!

    Bjos e abraços...

    Lyu Somah
    http://lyusomah.blogspot.com.br/2014/08/eu-poderia-mas.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, como vai Paulo?
    Excelente resenha! Tenho esse livro há bastante tempo, mas ainda está no plástico.
    Minha sócia leu e falou muito mal dele que eu fui deixando, mas quero lê-lo em breve.
    Fiquei sabendo que saiu o livro II agora.
    Abraços,

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  4. segue?sigo de volta,adorei seu cantinho *-*
    http://anunciosparceriasdivulgacao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Com certeza o senhor deve achar-me uma chata pois em todos os posts eu estou comentando, não é? Venho justificar isto: não tenho nada a fazer e amo comentar posts de blogs, é uma mania, pronto, agora pode lamentar-se por divulgar este seu cantinho pra mim HAHAHA! :)

    Mesmo com a sinopse boa e a resenha gratificante, eu não consegui abrir o interesse pelo livro, simplesmente pelo fato de estar mais focada em gêneros como romance ou porquê este tipo de história não me comove, eu não sei, mas ele parece-me fraco e angustiado. #ImSorry!
    Até a próxima resenha, beijos Edu!

    ResponderExcluir