5 de ago. de 2014

Resenha : Anna e o beijo francês

Autora : Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288 
★★★★


Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amigo, Bridgette, e fletar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto  que tem namorada. Ele e Anna se tornam amigos mais próximos  e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer ? 


Li o livro logo depois de seu lançamento, devido a um amigo que não parava de enumerar as qualidades e o quanto amou a escrita de "Perkins". Apesar que eu adoro um bom livro de romance, confesso que estava um tanto receoso quanto a esse , muitas histórias começam fantásticas e no fim acabam um tanto sem gás. Deixando a todos nós um tanto frustados e com algumas expectativas não correspondidas.

Quando comecei a ler Anna e o Beijo Francês, fiquei encantado principalmente por ver que o mesmo estava correspondendo bem aos elogios que estava recebendo. Eu não espera algo inovador, mas sim uma leitura leve, divertida e com sugestões turísticas entrelaçadas a história. Os personagens são fofos, com exceção da protagonista, Anna que consegue enxergar tudo menos o que esta a sua frente. Em alguns pontos se torna tão irritante que dá vontade de entrar na história e dar uns tapas na personagem. Em diversos momentos da história ela consegue estragar tudo, até o momento mais perfeito. Tudo bem que St. Clair, por quem Anna se apaixona logo no inicio, contribui um pouco para as viagens da garota. Mas ele é perdoado por ser tão espontâneo e divertido.

Apesar da história ter como premissa Anna ter se mudando para a França para estudar em um colégio interno, o mais importante não está no colégio. Mas sim no ciclo de amigos, e o que uma mudança de país pode afetar. Repensar relacionamentos, novas amizades, aprender a se virar sozinha, e claro, uma nova cultura. 

Só tenho uma pequena ressalva quanto a tradução. Que me deixou bastante confuso, por não ter uma divisão de falas e descrições bem definidas. As vezes eu me perdia com o que a protagonista tinha realmente falado ou só pensado. Adorei o livro e claro, recomendo bastante. Principalmente para ser lido no período de férias!

Quem manda os filhos para um internato ? É tão Hogwarts. Só que no meu não tem feiticeiros bonitinhos, balinhas mágicas ou aulas de voo.

4 comentários:

  1. uma história interessante; gosto da ideia de desafio que é construir novos relacionamentos. vai pra minha lista"

    ResponderExcluir
  2. Gente, sou louca para ler esse livro! Já vi tantas resenhas legais dele, mas parece que toda vez que vou comprar acabo comprando outro! rsrsrs Amo essas leituras leves, são perfeitas quando a gente quer dar aquela relaxada, na verdade, tô precisando muito de um desses na prateleira, tô numa maré de livros longos e cheios de reviravoltas (Guerra dos Tronos...). rsrsrs
    Curti muito seu blog, seguindo e curtindo com muito prazer. ;)
    Abraços,
    Scar.
    Conheça meu blog -> My Little Wonderland

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me pareceu ser tão "o de sempre".... Já começa por ser um romance e ser francês, sabe? Mas já devo ter esbarrado com umas cinco resenhas, dentre essas, falando bem. Acho que serei obrigada a ceder XD
    bj, bj.
    amornuvem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este livro pareceu-me um pouco clichê, sabe? Sempre vejo esta do papai ter de estragar os planos mirabolantes da adolescente porque tem de mudar de país ou entrar em um colégio interno, e conhece o mocinho bonitinho, se apaixonam e tudo acaba em um mar-de-flores.
    Eu não sei se vai me surpreender por isso não vou o colocar na minha lista, porque não quero gastar do meu dinheiro sagrado para livros desinteressantes.
    Fico um pouco confusa porque tu dissestes que o livro era bom assim como a escrita da autora, mas vai pelo gosto de cada um, não é, Edu? Beijos, até a próxima resenha!

    ResponderExcluir