16 de out. de 2014

Resenha: Um Amor para Recordar



Autora : Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 191
★★★★

Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.

   É um livro pequeno. Onde o narrador é o personagem principal, Landon. A leitura fluiu e a história que todos já conhecemos é um pouco diferente do filme gostei muito.
   Landon levava uma vida diferente até conhecer a pequena e estranha Jaime. Ela muda seus pontos de vista, aquilo que antes era importante passa a não ser mais.

   Desculpe gente, mas não tem como ler o livro sem comparar com o filme. O filme esconde várias situações, como o primeiro encontro do casal. E Landon no filme é mais rebelde, e me parecia muito cabeça dura.


   Enfim o livro é completamente apaixonante. Landon apesar de ter uma personalidade ruim, do meio para o fim do livro se mostra um verdadeiro cavalheiro e carinhoso. Jaime a moça compreensiva e meiga, não muito diferente do filme. Desde o começo ela tenta não magoá-lo – como no filme.

   Realmente as diferenças entre eles os uniram, formando esse romance comovente que conhecemos tão bem.

   Sou muito orgulhoso e dizer isso custa muito para mim, mas si eu chorei ao final do livro como tinha dito que não faria. Não gosto do filme, apesar de a história ser a mesma, mas como já disse o livro é apaixonante e vale muito a pena lê-lo. Leria novamente com certeza.  

Meus livros autografados pelo Nicholas Sparks quando ele veio pra SP em 2013.


Um comentário:

  1. A comparação é inevitável. O filme é belo; mas nada compara-se a história original. :)

    http://josenildocandido.blogspot.com

    ResponderExcluir